
Na manhã desse 30 de maio, data dedicada ao Dia da Geóloga e do Geólogo, no Sindicato de Trabalhadoras e de Trabalhadores Municipais de Feira Grande, participamos da RO (Reunião Ordinária) do Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores daquele Município.
À RO estiveram presentes PeTistas de Arapiraca, de São Sebastião, de Lagoa da Canoa e de Feira Grande.
Dentre os temas debatidos, um deles foi sobre os precários serviços de saúde nesta região e praticamente em todos os municípios.
Uma das questões colocada foi o aparente sumiço dos dinheiros da população para a saúde na região Agreste.
Leia os montantes desaparecidos, segundo notícias. Ei-los:
R$700 milhões de reais;
R$10 milhões;
R$5 milhões,
Ou R$715 milhões na região Agreste;
R$100 milhões de reais no Estado,
Ou R$815 milhões, somados os montantes no Estado e no Agreste, estão desaparecidos até a presente data.
Sequer houve informações aonde estão ou aonde foram parar. Cadê as respectivas prestações de contas? Há algum pronunciamento do TCEAL (Tribunal de Contas de Alagoas) e do MPCAL (Ministério Público de Contas de Alagoas)?
R$63 milhões, que seriam para a construção de uma maternidade, também estão aonde? Não há quaisquer falas sobre o sumiço ou não deles.
Em 2025, os montantes dos gastos em saúde: no Brasil, R$214.550.261.964,44; no Estado Alagoas, R$2.866.338.846,46; nos municípios: São Sebastião, R$44.527.034,15, Lagoa da Canoa, R$23.560.637,39, Feira Grande, R$14.786.035,55, Arapiraca, R$397.023.108,91, Campo Grande, R$14.810.296,87.
O Foccomal ressalta que o como, o porquê, o com quem e o onde os gastos foram realizados só serão informados quando cada população acessar a cada prestação de contas de governo, que está em cada: controle interno, secretaria de finanças e câmara municipal, aproprie-se de uma cópia dela e a debate no seu município e a reflita com a população.
Publicado inicialmente no Blogue do Foccomal - https://fcopal.blogspot.com/2026/05/saude-faltam-dinheiros-para-ela.html



Visitas: 23282
Usuários Online: 1